Instituto de acupuntura

DOR: OS TIPOS E OS EFEITOS DA ACUPUNTURA NO TRATAMENTO

A dor é uma experiência sensitiva e emocional desagradável, associada ou não a lesão real ou potencial dos tecidos. É mais que uma resposta da integração central de impulsos dos nervos periféricos ativados pelo estímulo local, de caráter subjetivo, individual e cultural.

Podemos classificar a dor quanto ao tipo (pontada, pulsátil, queimação, cólica, facada, latejante, peso), intensidade (leve, moderada, intensa, incapacitante) e quanto ao tempo de aparecimento e frequência (aguda, crônica, recidivante, recorrente).

Como o tema é extenso, usaremos de maneira didática a classificação de acordo com a manifestação da dor e alguns exemplos de patologias, que podem se beneficiar com a acupuntura. Faz se necessário, inicialmente, o diagnóstico e a etiologia da dor para um efetivo tratamento do quadro álgico. A acupuntura pode agir na etiologia e no processo de dor em muitos casos.

Dor aguda
É aquela que se manifesta transitoriamente, durante um período relativamente curto, de minutos a algumas semanas, associada a lesões em tecidos ou órgãos, ocasionadas por inflamação, infecção, traumatismo ou outras causas. Exemplos: dor pós-operatória, após trauma esportivo, dor de dente ou cólica menstrual.

Dor crônica
Tem duração prolongada, que pode se estender de vários meses a vários anos, está quase sempre associada a um processo de doença crônica. A dor crônica pode também ser consequência de uma lesão já previamente tratada. Como exemplo: artrite reumatoide, bursite, artrose, tendinites e sinovites, dor dos pacientes com câncer, dor relacionada aos esforços repetitivos durante o trabalho ou esporte, dores nas costas ou nos joelhos.

Dor recorrente
Ocorre em períodos de curta duração que, no entanto, se repetem com frequência, podendo acontecer durante toda a vida do indivíduo, mesmo sem estar associada a um processo específico. Exemplo clássico é a enxaqueca.

Realizado o diagnóstico da causa da dor, pode se fazer acupuntura como tratamento único ou adjuvante ao uso de medicações. Torna-se uma excelente opção aos pacientes portadores de insuficiência renal e hepática e aos alérgicos a medicamentos analgésicos, já que para este grupo deve-se usar toda cautela na prescrição de medicamentos. É também uma boa opção para os pacientes cardíacos, que têm restrição ao uso de anti-inflamatórios, devido à interação medicamentosa. Também se indica para pacientes portadores de úlceras gástricas e duodenais, que têm contraindicação ao uso de anti-inflamatórios não hormonais.

A visão da acupuntura
A dor é proveniente da estagnação do fluxo de energia Qi nos canais energéticos do corpo. A acupuntura auxilia no re-estabelecimento do fluxo de energia no canal acometido. Possui também efeito anti-inflamatório e analgésico, através da liberação de neuro-hormônios opióides do próprio organismo.

Em resumo, além de restabelecer o fluxo de energia do corpo, produzindo uma sensação de bem estar, relaxa a musculatura e libera neuro-hormônios causando sensação de prazer, com efeitos analgésicos e anti-inflamatórios.

Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá
Podemos ajudá-lo?