Instituto de acupuntura
Vila Olímpia - SP

Perguntas frequentes

A acupuntura funciona estimulando os receptores, efetores e fibras nervosas periféricas com finalidade terapêutica. As respostas envolvem processos fisiológicos nos níveis local, segmentar e encefálico do sistema nervoso, e os seus efeitos incluem inibição da função nociceptiva, restauração de padrões fisiológicos – como a normalização das respostas autonômicas, incremento da capacidade imunitária, e restauração de padrões fisiológicos.

De maneira geral, a acupuntura não é um processo doloroso. A acupuntura estimula fibras nervosas específicas e a sensação produzida por este estímulo corresponde a aquelas experimentadas pelo estímulo das fibras nervosas tipo A delta, como choque, sensação de peso ou parestesia.

O tempo mínimo de cada sessão é de 20 minutos.

Cada caso é avaliado individualmente, conforme patologia, tempo de instalação e gravidade da doença.

Cada pessoa tem uma resposta individual, normalmente o paciente sente algum grau de melhora já desde a primeira sessão.

Não há número máximo de sessões.

Cada pessoa tem uma resposta individual conforme a gravidade e tempo da doença.

Somente para aqueles que não conseguem vencer o medo de agulhas.

Cada caso é específico. Não funciona para todas as pessoas, assim como um determinado medicamento também não serve para todas as pessoas.

Sim, as agulhas são descartáveis e de um único uso conforme normatização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Não. Não há caso na literatura de contágio do HIV por meio das agulhas individuais e descartáveis de acupuntura.

Pode-se dizer que sim, à medida que há a possibilidade de substituição da utilização de medicamento por acupuntura ou redução do uso de medicação, ato exclusivo da classe médica.

Acupuntura pode ser uma ferramenta complementar no tratamento junto a equipe multiprofissional no combate ao tabagismo.

A acupuntura pode ajudar emagrecer quando parte integrante de dietoterapia e atividade física.

São técnicas específicas nas quais se pode se utilizar a guaxá, moxa, eletroestimulação, agulhas de prata ou ouro com a finalidade estética.

Sim, ajuda no tratamento de infertilidade feminina. A prática vem sendo amplamente indicada pelos centros de medicina reprodutiva como um complemento ao tratamento.

Sim. É muito comum as gestantes fazerem acupuntura ao longo da gestação pois uso de medicação fica muito restrito para combater a náusea, dor, alteração de
humor, disposição, síndrome do túnel do carpo, insônia e no final da gestação pode tentar contrações uterinos caso seja desejo da paciente e seu obstetra.

Sim, ajuda no equilíbrio emocional daqueles que sofrem com ansiedade, depressão, stress e síndrome de burnout.

Sim, devido seu efeito analgésico e anti-inflamatório é um método usa para todas as doenças que cursam com dor como por exemplo dores ao longo da coluna, dor em articulações, fibromialgia, enxaqueca, cefaléias, dor muscular, tendinites, bursites, artroses, esporão, lesão do manguito rotador, neuralgia do trigêmeo, entorses, fraturas, nevralgia intercostal, lúpus, artrites.

Sim, é muito comum pacientes que estão se submetendo a radioterapia e quimioterapia realizem acupuntura para combater os efeitos colaterais como náusea, cansaço e dor.

Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá
Podemos ajudá-lo?