Instituto de acupuntura

ACUPUNTURA E OS SEUS BENEFÍCIOS NO COMBATE AO STRESS

O stress pode ser definido como a soma de respostas físicas e mentais causadas por determinados estímulos externos (estressores), que permitem ao indivíduo superar determinadas exigências do meio-ambiente, bem como o desgaste físico e mental causado por esse processo.

Os estressores, dependendo do grau de sua nocividade e do tempo necessário para o processo de adaptação, podem ser agrupados ou classificados da seguinte forma:

Acontecimentos biográficos críticos
São fatos  localizáveis no tempo e no espaço,  que exigem uma reestruturação profunda da situação de vida. Provocam reações afetivo-emocionais de longa duração. Podem ser positivos e negativos.

Estressores traumáticos
São um tipo especial de acontecimentos biográficos críticos, que possuem uma intensidade muito grande e que ultrapassam a capacidade adaptativa do indivíduo.

Estressores cotidianos
São acontecimentos desgastantes do dia-a-dia, que interferem no bem-estar do indivíduo, que vê essas experiências como ameaçadoras, magoantes, frustrantes ou como perdas.

Estressores crônicos
São situações ou condições que se estendem por um período relativamente longo, trazendo consigo experiências repetidas e crônicas de estresse.

Exemplos de Estressores

Desprezo amoroso, dor e mágoa, luz forte, níveis altos de som. Eventos tais como nascimento, morte, guerras, casamento, reuniões, divórcio, mudanças, doenças crônicas, desemprego, amnésia, dívidas não pagas, falta de dinheiro, insatisfação no trabalho ou estudo, bullying, provas, trânsito lento, prazos pequenos para projetos, conflitos e decepções, alcoolismo, tabagismo, comidas não saudáveis, insônia, abuso sexual, idade, calor.

Fisiologia do stress

Há várias teorias que explicam como o organismo reage ao ser exposto a situações de stress.  Observa-se que há uma tensão inicial que gera uma certa  resistência e após isso um relaxamento,  pois apenas assim o corpo é capaz de manter-se em equilíbrio para manutenção da saúde. Submetido a períodos longos de stress invariavelmente o organismo acaba por sofrer algumas patologias. Na fase de tensão há reação de alarme, a hipófise secreta hormônios que culminam com aumento de cortisol (conhecido como hormônio de stress) que inibem a síntese proteica, aumentando assim a quebra de proteínas nos músculos, ossos e tecidos linfáticos, fazendo com que ocorra o aumento de aminoácidos no sangue, que faz com que o fígado, em última instância, aumente o nível de sangue do organismo, podendo causar diabetes por stress. Outra consequência da inibição da síntese de proteínas é a inibição do sistema imunológico, predispondo assim a infecções de repetição tais como  gripes, resfriados, sinusite, amigdalite, candidíase, infecções urinárias e herpes labial.

Em outra teoria  o organismo  pode ser visto como se preparando para um processo de fuga/luta.  Na fuga há aumento da produção de adrenalina.    Na luta há aumento da produção de noradrenalina e testosterona,  aumento de cortisol e diminuição de testosterona.

Atuação da Acupuntura no Stress

Pela visão da acupuntura, no processo de stress há obstrução do fluxo energético dos canais, explicados pela fisiologia, causando sintomas tais como irritabilidade, impaciência, agressividade, insônia, reações exacerbadas, choro fácil, tristeza, ansiedade, compulsão alimentar, isolamento social, angústia, que evoluem para doenças orgânicas tais como diabetes, hipertensão arterial, angina e infecções de repetição devido à baixa resposta imunológica.

A acupuntura tem por objetivo promover o fluxo harmônico da energia Qi, dentro dos meridianos energéticos e assim restabelecer a saúde.

A acupuntura pode ser realizada de maneira isolada ou até mesmo associada a medicações, acompanhamento psiquiátrico e psicológico, para uma abordagem mais profunda da causa e adaptação, se for o caso.

Também é recomendado estilo de vida com hábitos saudáveis, tais como alimentação balanceada, com diminuição de açucares artificiais (Qi adquirido), prática de atividade física (circula o Qi), lazer, meditação, higiene do sono (o Shen, a mente devem repousar), abandono do tabagismo e etilismo. E se possível, claro, retirar o  fator causador. Com estas medidas, do ponto de vista da medicina tradicional chinesa, se adquire, purifica e faz circular o Qi, restabelecendo o fluxo energético e promovendo assim a saúde e bem estar.

Abrir bate-papo
Escanear o código
Olá
Podemos ajudá-lo?