A tensão pré-menstrual, ou TPM, caracteriza-se por um conjunto de sintomas e sinais que se manifesta um pouco antes da menstruação e desaparece com ela obrigatoriamente.
A concentração dos hormônios sexuais varia no decorrer do ciclo menstrual. Assim que termina a menstruação, tem início a produção de estrógeno, que atinge seu pico ao redor do 14º dia do ciclo, quando começa a cair e a aumentar a produção de progesterona. O nível desses dois hormônios, porém, praticamente chega a zero durante a menstruação. Logo, em cada dia do mês, a mulher tem uma concentração de hormônios sexuais diferente da do dia anterior e diferente da do dia seguinte. O impacto que isso provoca no humor feminino também oscila de um dia para o outro.
A principal causa está associada à produção de serotonina, uma substância produzida pelas células nervosas e que, na mulher, oscila de acordo com o período do ciclo menstrual. A serotonina atua sobre o humor das pessoas. Quando seu nível no organismo está alto, ficamos alegres, felizes, bem-humorados. Quando ele cai, ficamos mal-humorados e queremos comer doces para compensar. Sabe-se que no período pré-menstrual há uma queda nos níveis da serotonina.
Outro fator importante para provocar a TPM é a alteração hormonal que ocorre na segunda metade do ciclo menstrual, com o aumento da progesterona e a queda do estrogênio. A progesterona retêm líquidos, o que acarreta o aumento das prostraglandinas causando o inchaço e as dores. A queda de estrogênio provoca vasodilatação e, portanto, a dor de cabeça. A sensibilidade de cada mulher e a genética também devem ser levadas em consideração.
De acordo com estudo realizado pela Dra. Mara Solange Carvalho Diegoli, médica do departamento de ginecologia do HC e coordenadora do Centro de Apoio a Mulher com TPM do HC da USP, a TPM é mais frequente após os 30-40 anos de idade, dado corroborado pela literatura médica sobre o assunto. Também relatou que cerca de 70% das mulheres estão menos dispostas para a relação sexual na segunda fase do ciclo, isto é, nos 14 dias que antecedem a menstruação. Assim que menstruam, a libido aumenta. É claro que em 30% dos casos acontece exatamente o inverso.
Quando cai a serotonina, a mulher sente compulsão por doces. O açúcar libera endorfina, substância que transmite sensação de bem-estar, mas que facilita a retenção de água no organismo. Os sintomas mais comuns são:
Variações de humor (irritabilidade, agressividade, diminuição do interesse);
Sensibilidade emocional (choro fácil);
Tristeza, nervosismo e ansiedade;
Compulsão alimentar, sobretudo por doces;
Dor e desconforto na barriga, que pode ficar inchada;
Dor e sensibilidade nas mamas, com sensação de inchaço;
Distúrbio no sono (sonolência ou dificuldade para dormir);
Dor de cabeça;
Inchaço no corpo;
Cansaço, falta de energia.
Os sintomas da TPM tornam-se um problema quando interferem no dia-a-dia da mulher, influenciando a sua capacidade de tomar decisões e o seu relacionamento com outras pessoas.
Sintomas mais leves podem ser amenizados com exercícios físicos e técnicas de relaxamento e meditação além da diminuição do consumo de cafeína e álcool. Outra recomendação é o exercício aeróbico, pois importante é descarregar a tensão e a ansiedade.
Em relação aos alimentos que podem amenizar os sintomas da TPM, segue a listinha:
Cálcio – alivia as dores de cólica e irritabilidade – como laticínios com pouca gordura, gergelim, couve e brócolis;
Magnésio – alivia irritabilidade e melhora oscilação de humor – como arroz integral, folhas verdes escuras, brotos germinados e grão de bico
Ácidos graxos poliisnaturados – reduz o inchaço, diminui a irritabilidade – como omega 3 e 6 e sementes de linhaça
Vitamina C – melhora produção de neurotransmissores e melhora o sono e ansiedade – como limão, acerola, laranja, abacaxi
Vitamina B12 – que pode dar cansaço – como carnes vermelhas frango, peixe, ovo Vitamina B6- atua na produção da serotonina – diminuir a irritabilidade
Tomar muita água e manter-se hidratado que também ajuda diminuir o inchaço Diminuir a quantidade de sal na comida afim de diminuir a retenção de líquido.
Do ponto de vista da Acupuntura
Como a acupuntura age beneficiando as conexões neurais e liberando endorfina e serotonina pode agir reduzindo os efeitos da parte de vista dos dos sintomas emocionais. Além disso como também tem efeito anti-inflamatório e analgésicos promove alívio dos sintomas de dor nos seios e na cabeça.