A obesidade é uma condição médica em que se verifica acumulação excessiva de tecido adiposo ao ponto de poder ter impacto negativo na saúde.
A obesidade aumenta a probabilidade de ocorrência de várias doenças, em particular de doenças cardiovasculares, diabetes do tipo 2, apnéia do sono obstrutiva, alguns tipos de cancro, osteoartrite, e depressão.
A causa mais comum de obesidade é uma combinação de dieta hiperenergética, falta de exercício físico e suscetibilidade genética. Alguns casos são causados por genes, doenças endócrinas, medicamentos ou doenças psiquiátricas. Deve-se lembrar também que na obesidade há uma relação ruim com o alimento que acaba sendo usado como um mecanismo compensatório de ansiedade, stress e frustração.
O tratamento da obesidade baseia-se na dieta 60% e no exercício físico 30% e 10% no resto (sono, tratamento estético, etc.). Quando a dieta, o exercício e a medicação não demonstram ser eficazes, pode ser considerada a aplicação de uma banda gástrica ou uma cirurgia bariátrica para reduzir o volume do estômago ou o comprimento do intestino – o que faz com que a pessoa se sinta cheia mais cedo e que haja menor capacidade de absorção de nutrientes dos alimentos.
A obesidade é uma das principais causas de morte evitáveis em todo o mundo, com taxas de prevalência cada vez maiores em adultos e crianças. Em 2015, 600 milhões de adultos (12% do total) e 100 milhões de crianças eram obesas. A obesidade é mais comum entre mulheres do que entre homens. As autoridades de saúde consideram a obesidade um dos mais graves problemas de saúde pública do século XXI.
Como atua a acupuntura neste processo?
De maneira bem resumida, ela atua naqueles pacientes que comem por ansiedade e stress. Em 2012 foi publicado no The Scientific World Journal um estudo sobre os Efeitos da Acupuntura na Obesidade que comparou por 12 semanas em grupo de 196 pacientes avaliados no inicio, com 6 semanas e 12 semanas para estabelecer os benefícios da acupuntura na efetiva verdade de peso e diminuição dos seguintes parâmetros :
Parâmetros antropométricos (peso e medida);
Perfil lipídico (colesterol);
Marcadores inflamatórios (associado a risco de doenças cardiovasculares );
Marcadores imunológicos.
Os 196 pacientes foram divididos em 2 grupos, sendo que o grupo 1 foi submetido a dieta hipocalórica e acupuntura e o grupo 2 submetido a dieta hipocalórico e acupuntura placebo nas primeiras 6 semanas. Já nas 6 semana apenas dieta hipocalórica. Nos 2 grupos observou-se após as 12 semanas uma diminuição significativa de medidas e do perfil lipídico, os níveis de proteína de choque térmico caíram apenas no grupo submetido a acupuntura, a queda do perfil lípidico e manutenção da perda antropométrica se manteve apenas no grupo de acupuntura. No grupo controle apenas o perfil lipídico continuou caindo. O nível de anticorpo e proteína C reativa continuaram caindo no grupo de acupuntura, mas no caso de grupo controle apenas a proteína C reativa continuou diminuindo. Este estudo provou que a acupuntura somada a dieta hipocalórica se mostrou mais efetiva na perda de peso.