A insônia é caracterizada pela dificuldade em iniciar e/ou manter o sono, causando prejuízo significativo em áreas importantes da vida do indivíduo e a acupuntura é uma forma efetiva no tratamento.
A insônia é caracterizada pela dificuldade em iniciar e/ou manter o sono pela sensação de não ter sono reparador há pelo menos 1 mês, causando prejuízo significativo em áreas importantes da vida do indivíduo. É o transtorno de sono mais comum, respondendo por cerca de 25% das buscas em clínicas especializadas em tratamento de problema do sono.
Do ponto de vista da Medicina Tradicional Chinesa (MTC) o coração energético abriga a mente e está intimamente relacionado ao sono. Se o coração energético estiver debilitado, a mente não terá residência e flutuará a noite toda causando instabilidade para o sono, sonhos excessivos ou distúrbios do sono – é um desequilibro da energia yin/yang
A insônia acomete mais o adulto jovem, é mais frequente na mulher e tem um desenvolvimento crônico. A insônia crônica pode ser relacionada ao estresse contínuo, depressão, abuso de drogas e hábitos inadequados para dormir como excesso de café. Cerca da metade dos pacientes com insônia também tem depressão maior. Estudos apontam que a insônia está relacionada sobretudo ao aumento de mortalidade de causa cardiovascular.
Em novembro de 2009 foi publicado no Journal Alternative Complement Med um estudo a respeito da Acupuntura para o Tratamento da Insônia: uma revisão sistemática em um grupo controle randomizado, que inclui 46 estudos no total de 3.881 pacientes portadores de insônia. Os estudos compararam o efeito da acupuntura verdadeira, acupuntura placebo, medicação e fitoterapia e foi usado o score do índex de qualidade de sono de Pittsburgh para analise dos efeitos obtidos pela respectivos tratamentos. Nos resultados obtidos, a acupuntura se mostrou superior ao grupo que não recebeu tratamento e ao grupo placebo, no core do índex de Pittsburgh . A acupuntura se mostrou benéfica em relação a medicação referente a duração total do sono superior a 3 horas.
Não houve diferença entre acupuntura e medicação referente a duração média do sono. Já a acupuntura + medicação mostrou melhor efeito do que a medicação sozinha na duração do sono total, assim como acupuntura + fitoterapia também teve efeito superior em relação a fitoterapia sozinha.
O tratamento da insônia é bastante amplo, englobando modificação dos hábitos para dormir, sendo medicamentoso em alguns casos, noutro psicoterapia. A acupuntura pode isoladamente ou de forma adjuvante como vimos no estudo citado, ser uma forma efetiva de tratamento .
Para saber mais, acesse meu canal no Youtube.