De acordo com a Medicina Tradicional Chinesa (MTC) as dores e lesões do esporte são processos em que há uma estagnação de energia. Amadores ou profissionais, atletas convivem com lesões como parte de suas rotinas de treinos e competições.
A acupuntura pode com seu efeito anti-inflamatório e analgésico reestabelecer o fluxo energético, promovendo a saúde, aliviando a dor, a inflamação e melhorando o movimento que estava comprometido (ou limitado por estas), beneficiando a performance esportiva. Também causa uma sensação de bem-estar e relaxamento, diminuindo os riscos de lesões musculares. Ajuda a aliviar o stress, diminuindo a ansiedade – presente no momento das competições possibilitando maior capacidade de concentração ao atleta, elemento essencial na obtenção do alto rendimento. E, justamente por estas ações, que a acupuntura, ventosaterapia e sangria ganham cada vez mais atletas adeptos.
A ventosa ganhou notoriedade quando o nadador Michael Phelps apareceu cheio de hematomas circulares roxos pelo corpo durante os Jogos Olímpicos do Rio 2016. O Neymar é outro atleta de alta performance que não lança mão do recurso.
Artigo publicado na Acupunct Med em Março de 2010 intitulado de Manejo da Lesão de Ombro com Aguçamento Seco em Jogadoras de Vôlei relata os benefícios a curto prazo do agulhamento seco no caso de 4 jogadoras de elite com lesões de ombro aplicado pelo questionário de dor do Mc Gill que busca avaliar a amplitude do movimento, força e dor imediatamente pós treino e com atividades suspensas. Todos os escores foram maiores pós tratamento e as atletas estavam aptas a continuar as atividades suspensas. Este estudo defende que o uso do agulhamento seco em atleta de elite durante a fase competitiva alivia a dor a curto prazo, melhora a função na lesão do ombro, ajuda a manter o equilíbro e a força do manguito rotador, reduzindo futuras lesões e dor.
Outro estudo trata do aprimoramento de métodos efetivos para ajudar os atletas se recuperarem da fadiga muscular, aspecto este que é considerada essencial, particularmente as vésperas de uma competição importante. Este artigo publicado no American Journal Chinese Medicine em 2009 cujo titulo é Efeitos da Acupuntura em Atletas de Basquete Masculino de Elite foi dirigido para investigar os efeitos da acupuntura na recuperação do atleta. Foram selecionados ao acaso 30 jogadores de basquete de elite divididos em 3 grupos – 10 submetidos a acupuntura , 10 submetidos a acupuntura placebo e 10 grupo controle. Usaram 2 pontos de acupuntura, 15 min antes do exercício até a exaustão. No grupo placebo, foi aplicado 1cm dos pontos do grupo 1. Durante o experimento cada grupo fez um teste ergométrico separadamente, foi aferido FC máxima, consumo de O2 máximo e a concentração de acido láctico 5, 30, 60 min pós exercício. Os resultados obtidos no grupo de acupuntura foram significativamente mais baixos em relação FC, volume de oxigênio consumido e em especial concentração de acido láctico. Fantástico, não?