A Organização Mundial de Saúde (OMS) define saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades”.
Mas afinal, o que é bem-estar ?
Se desdobra em 2 vertentes – a cognitiva e a afetiva
O componente cognitivo está relacionado com a “satisfação com a vida”
E o componente afetivo está relacionado com a “felicidade”
A ciência na tentativa de entender propôs uma escala a fim de mensurar elementos mais objetivos que configurem o bem-estar : que é Através da Escala de Satisfação com a Vida (ESV), tradução do termo em inglês Satisfaction with Life Scale (SWLS), ela é a base de centenas de pesquisas referentes a felicidade, possivelmente a escala mais popular a nível global. Ela avalia Self as próprias características (alegria, humor, afetividade) , self comparado, agressividade não agressividade , família, amizade, trabalho, saúde e meio ambiente.
Bem-estar está relacionado ao estado durável de plenitude, satisfação e equilíbrio físico e psíquico, em que o sofrimento e a inquietude são transformados em emoções ou sentimentos que vão desde o contentamento até a alegria intensa.
O teste tem origem da teoria do bem-estar subjetivo, uma forma científica de definir e mensurar a felicidade e satisfação com a vida que sã as duas vertentes do bem-estar.
Do ponto de vista químico, temos as liberações de endorfinas que é