Menopausa e seus sintomas do ponto de vista da acupuntura

22 de fevereiro de 2019 | por Thais Falavigna
MENOPAUSA

Menopausa é o nome dado a última menstruação. É um período fisiológico, um estágio natural da vida, não uma doença ou disfunção que se caracteriza o encerramento dos fluxos menstruais e ovulatórios. Ocorre normalmente entre 45 e 55 anos.
Climatério é o período de transição que ocorre entre o período fértil e a menopausa caracterizado por irregularidades menstruais, menstruações mais escassas, hemorragias, menstruações mais ou menos frequentes.

Na menopausa, podem ocorrer ondas de calor, parestesia, insônia, impaciência e nervosismo, depressão, cansaço, dor articular e dores musculares, cefaleia, palpitação, zumbidos, secura vaginal, perda da libido, alterações na pele, que perde o vigor, nos cabelos e nas unhas, que ficam mais finos e quebradiços, alterações na distribuição da gordura o corpo, perda de massa óssea característica da osteoporose e da osteopenia, risco aumentado de doenças cardiovasculares: a doença coronariana é a principal causa de morte depois da menopausa.

O diagnóstico é feito depois que a mulher passou doze meses sem menstruar. E o diagnóstico do climatério leva em conta os sintomas, o exame clínico e alguns exames laboratoriais de sangue.

No entanto, quando os efeitos da menopausa são severos e prejudiciais pode ser usada a reposição hormonal, suplementos dietéticos, estilo de vida, e acupuntura.

Em relação a reposição hormonal tem a vantagem de aliviar os sintomas físicos (fogachos), psíquicos (depressão, irritabilidade) e os relacionados com os órgãos genitais (secura vaginal, incontinência urinária) no climatério. Além disso, funciona como proteção contra a osteoporose e assegura melhor qualidade de vida para a mulher. No entanto, existem contraindicações que devem ser criteriosamente avaliadas, tais como o risco de doenças cardiovasculares, trombose, câncer de mama e de endométrio, distúrbios hepáticos e sangramento vaginal de origem desconhecida.

Em relação ao estilo de vida, alimentação saudável, atividade física regular, não fumar e evitar o consumo de álcool, cuidados com a saúde bucal são algumas medidas simples, que incorporadas aos hábitos diários de vida, podem ser úteis para minimizar os sintomas negativos do climatério.

Do ponto de vista da acupuntura
Os efeitos deste desequilíbrio hormonal podem ser combatidos pela ação benéfica da acupuntura na liberação de serotonina, analgésicos e antiinflamatórios endógenos no alívio do quadro psíquico, quadro doloroso e dos calores E torna-se uma opção segura e eficaz na maioria dos sintomas citados para quem tem contra indicação a reposição hormonal .