Os benefícios da acupuntura para a melhora da imunidade

24 de março de 2020 | por Thais Falavigna
IMUNIDADE

A acupuntura é um dos métodos da medicina tradicional chinesa que contribui para a melhora de inflamações e de doenças autoimunes (aquelas em que o próprio sistema imunológico ataca células saudáveis). Como a inflamação acaba sendo consequência de muitos tipos de doenças, o efeito anti-inflamatório da acupuntura pode ser uma ferramenta complementar muito importante nos tratamentos.

Além disso, a prevenção antes do surgimento da doença ou uma intervenção em seu estágio inicial pode ser melhor do que um tratamento após o seu início. O pré-condicionamento por acupuntura, que significa a estimulação com acupuntura antes do aparecimento de doenças, tem sido utilizado desde a antiguidade e tem mostrado seu potencial de prevenção. Isso porque os métodos de estimulação da acupuntura podem resultar em efeitos bastante diferentes no sistema imunológico.

Mas atenção: para que ocorra uma melhora significativa você precisa acrescentar na dieta alimentos com vitaminas A, C e E, ricos em ômega 3 e zinco, além de probióticos. Cuidar do lado emocional, com terapia e meditação também são importantes para aumentar a imunidade.

É preciso desascelerar para evitar que a baixa na imunidade se torne algo crônico. Na correria do dia a dia, as pessoas não percebem que estão sempre cansadas. A sociedade caminhou para um lugar que não é saudável e precisamos voltar, retomar um estilo de vida mais condizente com a saúde.

O equilíbrio e a saúde humana são resultados de diversos fatores presentes nos hábitos de vida assim como da sua comunidade. Fica uma famosa frase de um mestre Acupunturista Chines:

“O espírito deve estar tranquilo e alerta, mas o corpo deve ser forte e ativo. Sem tranquilidade não se adquire sabedoria nem se transforma saudável. Sem saúde não se pode ter uma boa circulação e uma boa respiração. Por isso, o corpo deve se exercitar adequadamente para que os músculos e tendões fiquem flexíveis e o espírito não sofra com a miséria da fraqueza”.